Futebol em crônicas e caricaturas

Image

Cronicaturas de futebol: este é o título do mais recente livro de Fernando Miranda, que é, ainda, autor de Transdialogia e organizador de Pequena-morte: futebol-arte, todas publicações da Oficina Raquel, de que Fernando é não apenas colaborador, mas amigo de longa data.

A introdução de Cronicaturas, que conta com desenhos do competentíssimo Vinicius Mitchell, traz à companhia da leitura não apenas os craques dos grandes times, ou as grandes histórias relativas a esses, mas apresenta “uma provocação, um chamar para o dribling. E uma enormidade de contradições que cabem no jogo, seja ele dentro das quatro linhas, seja ele dentro do mundo, o maior campo de todos os campos”. Assim, o autor confirma, na simplicidade de um “joga-se”, que define a sua escrita, neste texto, a metáfora que é, ao “cronicaturar” momentos, impressões e reflexões acerca de jogos, colocar em jogo a própria vida.

Em campo, o leitor pode se deliciar com a escrita sofisticada de Fernando, que passa pela Europa, pela América Latina e, claro, pelo “centro de concentração” que é a mente imaginativa do autor. Deve ser dada atenção especial às ilustrações de Mitchell, que se encaixam perfeitamente ao texto, escrito em uma bela parceria, que se destaca desde o amálgama que intitula essas cronicaturas.

É título para ser lido, relido e reconhecido entre os clássicos futebolísticos desta editora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: